Muito sefala em comunicação jurídica. Muito se fala sobre tom de voz. Mas, na prática,esse assunto é super subjetivo e poucas pessoas conseguem extrair resultadospráticos dessa estratégia.

Separamos,por isso, uma metodologia super intuitiva e prática inspirada no Norman NielsenGroup para te ajudar nessa tarefa. Confira o vídeo da explicação deles abaixo.

O que é tom de voz?

Tom de voz éa maneira que determinada marca se comunica. É a essência dos fundadores, opropósito da empresa, que ganha vida através da comunicação. Se essascaracterísticas forem mapeadas e exploradas, é possível que se torne umdiferencial competitivo. Serve tanto para comunicação com clientes, quantoentre o próprio time. Para comunicação interpessoal, ou através de interfaces.Ela é insumo para o UX Writing, tema que iremos explorar nos próximos artigos.

Quais são as dimensões do tom de voz?

Há algunsatributos mapeados pelo NNg. Imagine eles como uma escala de  intensidade.É possível variar entre os extremos.

Divertida e séria

Sua marca édiverta ou séria? Meio termo? Mais divertida do que séria?

No mundojurídico, tende-se a achar que as marcas devem ser sérias. Por mais que nomundo corporativo clássico, isso seja verdade, se seus clientes forem umastartup ou o público jovem de uma maneira geral, será que deve se manter tãoséria?

Exemplo deseriedade ao atender um cliente: "Prezados, tudo bem? Muito obrigado porentrar em contato. Assim que analisarmos seu caso, retornamos.Atenciosamente"

Exemplo dediversão ao atender um cleinte" E aí! Tudo bem? Ficamos muito felizes comseu contato, vamos tomar um café?

Formal e casual

Variando numextremo de muito formal a muito casual, onde sua marca se insere? É possível,inclusive diferenciar a comunicação externa da interna. E também é MUITOimportante saber em que etapa da jornada do usuário seu cliente está. Ele estáfeliz ou triste? Satisfeito ou insatisfeito? Quem gerou esse estado emocional?

Exemplo de formalidade extrema durante o resultado do processo com seu cliente:"Prezado Sr. Fulano, boa tarde. Temos a oportunidade de informar que suasentença foi julgada procedente. Agora precisamo esperar o prazo recursal eavisamos assim que soubermos sobre o escoamento do prazo."

Exemplo de causalidade extrema: "Fala, beleza? Ganhamos seuprocesso! A decisão ainda não é definitiva, pois ainda pode ter recurso.Voltamos com mais notícias, ok? Abraços."


Respeitosa e irreverente

O que éirreverência? De acordo com o dicionário etmológico, significa "respeito,marcado pelo temor, às coisas sagradas, veneração". Aliás, essa é umaótima dica antes de iniciar o exercício de tom de voz. O que é cada adjetivoaqui para as pessaos envolvidas? Coloquem num quadro físico ou virtual ealinhem o significado.

Sua marcaestá atenta às formalidades? Reverencia e venera o cliente e a forma? Ou édiferentona, ousada e inovadora? Como se comunicar a partir daí?


Entusiasta e realista

Vocês sãoatentos à realidade ou sonhadores? Gostam de expressas as emoções para seusclientes? de saber as emoções deles?

Agora odever de casa é com vocês. Onde se situa sua marca? Como ela se comunica? Comquem se comunica e quando?

Confira o case da Conta Azul

Veja o vídeo da NNg:

funny - serious formal - casual respectful - irreverent enthusiastic - matter-of-fact

Quer ajustar o tom de voz de seu escritório?

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